sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Os primeiros mecanismos fotográficos (início do séc. XIX):


Daguerreótipo (1835)
O invento de Daguerre (1787-1851) utilizava placas de cobre prateado com iodo, introduzindo vapores de mercúrio para as imagens capturadas. Era um equipamento que, superando os resultados do Diorama, deu uma melhoria à qualidade das imagens, graças a melhores ópticas, imprimindo perfeição aos detalhes e tons modelados.
Seus inconvenientes eram o peso e o preço elevados do material e de sua “farmácia”, além do cuidado de inverter direita/esquerda do objeto. O tempo de exposição era elevado: entre 15 e 30 minutos, afastando a execução de retratos.

Calótipo (1840)
Com esse invento patenteado por Talbot (1800-1877), conseguiu-se diminuir o tempo de exposição de 1 a 2 minutos. Desenvolveu a captura de imagens latentes que tinham uma maior facilidade de utilização, mais leveza, rapidez de execução e material resistente. O calótipo utilizava o papel com nitrato de prata e sal de cozinha para imprimir as imagens.
Pecava pela idéia de duplicação da imagem (primeiro extraia-se o negativo e depois o invertia para um resultado real desejado). Ainda, esse mecanismo era contraposto com a qualidade realística e documental do daguerreótipo, já que tinha um caráter mais artístico.

Colódio úmido (1851)

Inventada pelo inglês Frederick Scott (1813-1857), era um substância pegajosa de boa aderência em vidros, composta por algodão-pólvora dissolvido em éter alcoólico que, quando umedecido, absorvia bem o nitrato de prata.. Sendo o éter uma substância muito volátil o tempo desde a captação (30seg. a 2min.) até a revelação das imagens não passava de 15 min. Ainda a usando a superfície do papel.

Gelatino-brometo de prata (1878)

Nesse ano, Charles Harper Bennet(1840-1925) que avança sobre os estudos de Richard Maddox de substituir o colódio pela gelatina, aumenta consideravelmente nas suas experiências, a sensibilidade das placas, diminuindo o tempo de exposição para instantâneos de 25 centésimos de segundo. Usava principalmente o papel, mas já surgiam nos alternativas de forte ascensão como a celulose, semente dos filmes que tenderão a serem mais flexíveis, postos em rolos e tornarem os inventos mais portáteis e populares.

Nenhum comentário: