terça-feira, 28 de outubro de 2008

Melancolia


Para as duas próximas aulas, dia 29 de outubro, quarta-feira e 10 de novembro, segunda-feira, a turma será dividida em duas e iremos produzir retratos cujo tema é:melancolia.

O link http://saisdeprata-e-pixels.blogspot.com/2007/11/evoluo-da-melancolia.html traz comentários em português , resumo e imagens da exposição "Mélancolie, génie et folie en Ocident", que me inspirou para sugerir o assunto. O catálogo está na pasta. A intenção do trabalho é que cada um crie um retrato que expresse melancolia. O tema é amplo, profundo e pleno de signos, interpretações e representações visuais. Os que quiserem se inspirar deliberadamente em imagens já criadas parodiando-as ou recriando, copiando...Nosso desafio, no entanto, será deslocar da questão da identidade (nosso último exercício), de reconhecer no outro alguém conhecido ou desconhecido, para, nesse caso, retratar um sentimento, um estado de espírito, um tema que atravessa a história do ocidente desde a Antiguidade. Com diferentes nomes, formas, a melancolia desperta o interesse de médicos, filósofos , artistas, escritores.

No dia 29
Turma do estúdio: Louise, Micael, Marcelo Brazil, Marcelo Dantas, Erik,Camila, Alexandre, Aline, Juliana.

Turma de externa: Sarah, Julia, Mariana, Priscilla, Giuliana, Adriano, Renata Miranda, Luíza Magalhães, Guilherme e Carina.

Na aula seguinte alternam-se as turmas.

Nenhum comentário: