sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Aula 13: 24 de setembro: visita ao Instituto Moreira Salles


Chegamos ao Instituto, fomos recebidos por Sérgio Burgi, Coordenador de Fotografia que guiou nossa visita à exposição de Alécio de Andrade e depois nos recebeu, com sua equipe, na Reserva Técnica fotográfica, que abriga acervos históricos fotográficos: mais de 450 mil imagens, com ênfase para a iconografia urbana das grandes capitais brasileiras nos séculos XIX e XX. Com a prestação de serviços arquivisticos e de conservação de nível internacional, o IMS busca merecer a confiança de doadores e promover o interesse pelos acervos a ele confiados.
Na Reserva técnica, conhecemos o trabalho de restauração e conservação de fotografias, o processo de escaneamento e tratamento digital e ainda de identificação e triagem das imagens. Sérgio salientou a importância da adequação das condições de umidade e temperatura na conservação dos acervos fotográficos e explicou sobre a importância da aquisição pelo Instituto do conjunto da obra dos autores e não partes separadas de acervo.
Sobre a exposição, Sérgio comentou que esta é a primeira retrospectiva de Alécio de Andrade no Brasil. A edição das fotos foi feita em conjunto com a viúva do fotografo e quem fez as ampliações foi o laboratorista de Alécio, já acostumado a trabalhar com ele há bastante tempo. Sérgio chamou a atenção ainda para as primeiras imagens, intituladas “Itinerário da infância”, tema de sua primeira exposição individual, realizada na Petite galerie de Ipanema, no Rio de Janeiro em 1964 e que contou com texto de apresentação do escritor Marques Rebelo e Roberto Alvim Corrêa. Na época, Alécio ainda utilizava uma câmera com pequeno zoom. Ao posteriormente adotar a Leica, optou pela ausência de retoques, pelo quadro inteiro e não utilização de flash, além do preto e branco. O seu gosto por fotos de crianças lhe rendeu uma atenção especial na vida e a edição do livro “Enfances”, da psicanalista francesa Françoise Dolto.
A exposição de Alécio conta com 265 fotografias,ocupa cinco galerias do Instituto Moreira Salles e é dividida em: Itinerário de infância; Cenas de rua; Paris; retratos franceses e retratos brasileiros;
O texto de apresentação é de Pedro de Souza, português, licenciado em filosofia pela Universidade de Paris. Foi chefe do escritório da Editora Abril em Paris de 1977 a 2002. Atualmente coordena as atividades do Centro Celso Furtado, no Rio de Janeiro.


Nenhum comentário: