quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Aula 12: 22 de setembro

Leitura compartilhada dos contos "O Espelho", dos escritores Machado de Assis e Guimarães Rosa.



Trechos do conto de Machado:
"Quatro ou cinco cavalheiros debatiam, uma noite, várias questões de alta transcendência..
a sala era pequena, alumiada a velas, cuja luz fundia-se misteriosamente com o luar que vinha de fora... Jacobina conta-lhes um caso de sua vida: em primeiro lugar não há só alma, mas duas...
-Nada menos de dual almas. Cada criatura humana traz duas almas consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro....A alma exterior pode ser um espirito, um fluido, um homem, muitos homens, um objeto, uma operação. ..Está claro que o ofício dessa segunda alma é transmitir a vida, como a primeira; as duas completam o homem que é, metafisicamente falando, uma laranja..."



Trechos do conto de Guimarães Rosa
"Se quer seguir-me, narro-lhe; não uma aventura, mas experiência, a que me induziram, alternadamente, séries de raciocionios e intuições.. .O senhor, por exemplo, que sabe e estuda, suponho nem tenha idéia do que seja na verdade - um espelho?...Reporto-me ao transcendente. Tudo, aliás, é a ponta de um mistério. .."O espelho são muitos, captando-lhe as feições; todos refletem-lhe o rosto, e o senhor crê-se com aspecto próprio e praticamente imudado, do qual não lhe dão imagem fiel. ...como é que o senhor, eu, os restantes próximos, somos, no visivel? O senhor dirá: as fotografias o comprovam......ainda que tirados de imediato, um após o outro, os retratos sempre serão entre si muito diferentes...."


Nenhum comentário: