terça-feira, 13 de março de 2012

Olhar e ser olhado...

Foto de Arthur Omar. Afeganistão, 2002


Curso O Retrato fotográfico entre Documento, Biografia e Arte 2012.1

Professora: Teresa Bastos
Horário: Quartas, das 9:20 às 12h50
Local: Estúdio Fotográfico CPM
Carga-horária: 60 horas-aula
2012.1

Datas:

28 de março – Visita à exposição Nan Golding, no MAM

18 de abril – Última data para entrega da resenha da exposição

25 de abril - Saída fotográfica fora da Universidade

23 de maio – Saída fotográfica fora da Universidade

6 de junho – Produção fotográfica temática no estúdio

13 de junho – Produção fotográfica temática no estúdio

6 de junho - Entrega do pré-projeto de trabalho final

4 de julho - Apresentação e entrega do trabalho final

Objetivo:

Proporcionar aos alunos uma imersão na temática do portrait fotográfico a partir de experimentação e aprendizagem prática; reflexão e informação teórica. Explorar o tema a partir de algumas de suas várias possibilidades e usos como: identidade, arte, documento, ficção em contextos e momentos históricos distintos: do século XIX ao período contemporâneo.


Proposta de conteúdo e atividades:
. Aulas teóricas com exibição de fotos e estudo de textos referenciais
. Aulas práticas de fotografia de estúdio e externa
. Aula prática de laboratório
. Visita à exposição em cartaz na cidade.
Participação de pesquisadores envolvidos com temáticas relacionadas ao curso.

Avaliação
. Presença e participação em atividades propostas ao longo do curso
. Resenha crítica da exposição visitada
. Apresentação em classe de pelo menos 1 texto teórico
. Trabalho final


Trabalho final

Os trabalhos finais deverão ser apresentados e entregues na última semana de aula. O ensaio fotográfico deverá conter além das fotografias, um texto introdutório apresentando o processo de produção da experiência, bem como uma reflexão teórica a ser escolhida pelo aluno, tomando como base questões discutidas ao longo do semestre.

O trabalho monográfico deverá conter no mínimo 5 páginas, corpo 12 e espaço 1,5 e apresentar questões criadas pelos próprios alunos que, de alguma maneira, dialoguem com as temáticas trabalhadas pelo curso. Realização de pré-projeto no meio do semestre.

Referências básicas e de apoio:

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: mapa do território. In: O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Trad: Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2010. p- 35 – 82.

BAQUÉ, Dominique. Visages: Du masque grec à la greffe du visage. Paris : Editions du regard, 2007.IL.

BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. Trad: Leyla Perrone-Moisés. São Paulo : Estação Liberdade, 2003, il.

BASTOS, Maria Teresa Ferreira. O portrait fotográfico entre biografia e imagem autônoma. In: Uma investigação na intimidade do portrait fotográfico. Tese de doutorado, PUC-Rio, 2007. p.32 – 43.
BENJAMIM, Walter. Pequena história da Fotografia. In: Magia e Técnica, arte e política. Trad: Sérgio P. Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.p.91-107.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: Usos & abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2006. p. 183 - 192.
BAUDELAIRE, Charles. O público moderno e a fotografia. In:COELHO, Teixeira (Org). A modernidade de Baudelaire. Trad. Suely Cassal. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988. p. 67 – 74.

CHAUÍ, Marilena. Janela da alma, espelho do mundo. In : NOVAES, Adauto. O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.p. 31 – 63.

DELEUZE, Gilles. Le Rond, la piste. In : Francis Bacon Logique de La sensation. Paris : Éditions du Seuil, 2002. P. 11-16.

____. Note sur lês rapports de La peinture ancienne avec La figuration. In : Francis Bacon Logique de La sensation. Paris : Éditions du Seuil, 2002.P. 17 – 19.

____. Décima terceira série: do esquizofrênico e da menina. In: Lógica do Sentido. São Paulo, Editora Perspectiva, 2003. P. 85 – 96.
FABRIS, Annateresa. A identidade virtual. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

GATTINONI, Christina ; VIGOUROUX, Yannick (Org.). La photographie contemporaine. Paris:Editions Scala, 2009.Il.
HUBBERMAN, Georges Didi. O que vemos, o que nos olha. Trad: Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1998.

____. Gestes d’air et de Pierre: corps, parole, souffle, image. Paris : Les Éditions de Minuit, 2005.

LEJEUNE, Philippe. Olhar um auto-retrato. In: O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.p. 237 – 250.

LISSOVSKY, Mauricio. Guia prático das fotografias sem pressa. In: Retratos Modernos . Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. p.196 -20. IL

____. Aspectos clássicos do pôr-se fora do tempo. In: A máquina de esperar: origem e estética da fotografia moderna. Rio de Janeiro, e. Maud, 2008. p. 73 – 95

NANCY, Jean-luc. Le regard du portrait. Paris : Editions Galilée, 2000.
PEIXOTO, Nelson Brissac. Retratos: o rosto e a paisagem. In : Paisagens urbanas. São Paulo : Editora Senac, 1998. P. 47 – 79.IL.

POIVERT, Michel. La photographie contemporaine. Paris: Flammarion, 2002.IL

SIBILIA, Paula. Eu visível e o eclipse da interioridade. In: O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.p. 89 – 114.
SONTAG, Susan. Certos Mapplethorpes. In: Questão de ênfase: ensaios. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Cia da Letras, 2005. P. 301 – 305

____. Uma foto não é uma opinião. Ou é? In: Questão de ênfase: ensaios. Trad: Rubens Figueiredo. São Paulo: Cia da Letras, 2005. p. 306 – 322

Cronograma

Março

7 - ECOMEÇO

14Primeira parte: Apresentação professor/alunos e do curso. Introdução ao tema. O gênero portrait, algumas questões e definições a partir de vários teóricos e exibição de imagens.

Texto de base:

BASTOS, Maria. “O gênero portrait” IN: Uma investigação na intimidade do portrait fotográfico. Tese de doutorado. PUC-Rio, 2007.

Segunda parte: Exercícios de Descondicionamento do olhar, a partir das técnicas do fotógrafo Cláudio Feijó.

21 Primeira parte: O rosto, o olhar, a pose, a relação de alteridade e de tempo a partir do retrato, a encenação, os preparativos para a produção da imagem. A busca da semelhança do retrato nos primórdios da fotografia do século XIX. Os exemplos de Félix Nadar, Eugene Disdéri, Julia Cameron entre outros.

Fragmentos dos textos:

“Pequena história da Fotografia”, de Walter Benjamin;

“O público moderno e a fotografia”, de Charles Baudelaire;

Livro Identidades virtuais de AnnaTeresa Fabris: “Apresentação” e capítulo 1 “Identidade/identificação.

Segunda parte: Vivência fotográfica: experimentando o tempo (fotografar e ser fotografado com longa e curta exposição)

28 – Visita à exposição Heartbeat da fotógrafa americana Nan Golding, no Museu de Arte Moderna. Neste dia, haverá debate às 16 horas com a curadora da exposição, Ligia Canongia. Maiores informações aqui: http://www.mamrio.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=297&Itemid=36

Abril

4Primeira parte: Discussão de questões relacionadas à exposição e ao trabalho de Nan Golding. Segunda parte: Texto que introduzirá o trabalho de Diane Arbus e o retrato marginal. Que identidade é essa? Estranha, bizarra...Imagens e texto de Antonin Artaud e Autoimagem marginal:fotografias de Evelyn Ruman (1993 – 1997). Trechos da dissertação de mestrado de Daniela Szwertszarf, (defendida na ECO em 18/03/2011) “Fabulações e fotografia: anormais na obra fotográfica de Diane Arbus”.

11 - O retrato como biografia.

Primeira parte: Textos : “A ilusão biográfica”, de Pierre Bourdieu e “o portrait fotográfico entre biografia e imagem autônoma”, de Teresa Bastos IN Uma investigação na intimidade do portrait fotográfica, tese de doutorado (2007). Segunda parte: Vivência fotográfica conhecido/desconhecido no campus da universidade

18 – Edição, leitura e apresentação das imagens produzidas. Elaboração de proposta para a saída fotográfica seguinte.

25 – Saída fotográfica (local a ser definido)

Maio

2 – Retrato, documento e arquivo. O retrato de identidade e policial.

Primeira parte: imagens do acervo de retratos da polícia política brasileira, atuante de 1930 a 1983. Segunda parte: Exibição de trechos do filme “48” de Susana Sousa Dias.

9 - Autorretrato.

Primeira parte: Textos: Contos “O espelho”, de Guimarães Rosa e Machado de Assis. Segunda parte: exibição de imagens de Cindy Sherman, Florence Henri, Rafael Goldchain, entre outros em paralelo aos pontos teóricos apontados nos textos “Um, nenhum e cem mil” de Luigi Pirandello; “Olhar um auto-retrato”, de Philippe Lejeune e “O teatro das aparências”, de Annateresa Fabris.

16 – Retrato entre arte e ficção/a dissolução do biográfico

O retrato na arte contemporânea e a experiência dos arquivos (Boldansky, Rosângela Rennó) Arthur Omar, Vik Muniz, JR, Chuck Close,Florence Chevalier, Marc Trivier, Sophie Calle, Thomas Ruff, “Vídeo portraits de Robert Wilson. Os retratos experimentais de Man Ray e Lee Miller. Trecho do filme O sangue de um poeta, de Jean Cocteau, com atuação de Lee Miller.

Textos de Régis Durand; Antônio Fatorelli e Dominique Baqué.

23 – Nova saída fotográfica: o retrato como desconstrução

30 – Edição e leitura das imagens

Junho

6 - Produção fotográfica temática em estúdio

(Entrega do pré-projeto de trabalho final)

13 – Produção fotográfica temática em estúdio

20 – Leitura e edição das fotos produzidas

27 O retrato no fotojornalismo (Sebastião Salgado / Cláudio Edinger...) e na publicidade (Richard Avedon / David LaChapelle/Bob Wolfenson...).

Textos de Karl Erik Schollhammer “Imagens na margem do mundo globalizado” In Além do visível:o olhar da literatura; e “Retratos” In Cartas a um jovem fotógrafo:o mundo através das lentes, de de Bob Wolfenson. Documentário Annie Leibovtz: “A vida através das lentes”.

Julho

4 – Apresentação e entrega final dos trabalhos. Fim do curso

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