domingo, 16 de agosto de 2009

O retrato fotográfico entre documento, biografia e arte


Programa do curso 2009.2
Professora: Teresa Bastos
Horário: Segundas e quartas, das 11h10 às 12h50
Local: Estúdio CPM
2009.2
Objetivo:
Proporcionar aos alunos uma imersão na temática do portrait fotográfico a partir de experimentação e aprendizagem prática; reflexão e informação teórica. Explorar o tema a partir de algumas de suas várias possibilidades e usos como: identidade, arte, documento, ficção em contextos e momentos históricos distintos: do século XIX ao período contemporâneo.

Proposta de conteúdo e atividades:
Aulas teóricas com exibição de fotos, filmes e estudo de textos referenciais.
Aulas práticas de fotografia de estúdio e externaAula prática de laboratório Preto e brancoVisita à exposição em cartaz na cidade (a ser definida)
Visita ao acervo fotográfico e conservação do Arquivo Público do Estado
Visita à Reserva Técnica Fotográfica do Instituto Moreira Sales
Participação de convidados com experiência na prática de retratos em áreas distintas: jornalismo, publicidade, produção editorial e artes.
Avaliação
Produção de trabalho de criação (ensaio fotográfico ou monografia) no final do semestre. Realização de pré-projeto no meio do semestre. Presença e participação em atividades propostas ao longo do curso.
Os trabalhos finais deverão ser apresentados e entregues na última semana de aula. O ensaio fotográfico deverá conter além das fotografias, um texto introdutório apresentando o processo de produção da experiência, bem como uma reflexão teórica a ser escolhida pelo aluno, tomando como base questões discutidas ao longo do semestre.
O trabalho monográfico deverá conter no mínimo 5 páginas, corpo 12 e espaço 1,5 e apresentar questões criadas pelo próprios alunos que, de alguma maneira dialoguem com as temáticas trabalhadas pelo curso.
Cronograma
Agosto:
17/08 – Apresentação do curso, conhecimento dos alunos, introdução ao tema do retrato
19/08 – O gênero portrait, algumas questões e definições a partir de vários teóricos. O rosto, o olhar, a pose, a relação de alteridade a partir do retrato, a intimidade, a encenação, os preparativos para a imagem, os usos......
24/08 – Livro Identidades virtuais de AnnaTeresa Fabris sobre o retrato.
26/08 – Descondicionamento do olhar
31/08 – A busca da semelhança do retrato nos primórdios da fotografia do século XIX. Os exemplos de Félix Nadar, Eugene Disdéri e Julia Cameron
Setembro:
2/09 –“ Experimentando o tempo”. Vivência longa exposição no estúdio
07/09 – feriado
09/09 –“Experimentando o tempo “. Vivência curta exposição em estúdio
14/09 – Visita ao acervo fotográfico do Arquivo Público do Estado
16/09 – Texto “O público moderno e a fotografia”, de Charles Baudelaire e discussão sobre fotografia e arte, com apresentação das imagens de Julia Cameron e os pré-rafaelitas.
21/09 – O retrato como biografia. Texto “A ilusão biográfica”, de Pierre Bourdieu e “o portrait fotográfico entre biografia e imagem autônoma”, de Teresa Bastos IN Uma investigação na intimidade do portrait fotográfica, tese de doutorado (2007).
23/09 – Vivência conhecido/desconhecido no campus da universidade
28/09 – Texto A câmara clara , de Roland Barthes, e “ Evangelhos Fotográficos” de Susan Sontag In Sobre fotografia.
30/09 – Exibição das imagens produzidas na vivência e comentários
Outubro:
05/10 – Texto que introduzirá o trabalho de Diane Arbus e o retrato marginal. Que identidade é essa?Estranha, bizarra...Imagens e texto de Antonin Artaud e Autoimagem marginal:fotografias de Evelyn Ruman (1993 – 1997)
07/10 – Filme A pele, um portrait imaginário da fotógrafa americana Diane Arbus (1923 – 1971)(direção de Steven Shainberg, com Nicole Kidman e Robert Downey Junior.2006)
12/10 – feriado
15/10 – feriado?
19/10 – Eduard Steichen, entre o pictorialismo e a revista Vanity Fair. O retrato como interpretação da semelhança.
21/10 – Visita a uma exposição na cidade e redação de um texto a respeito.
26/10 – Auto-retrato. Texto “Olhar um auto-retrato”, de Philippe Lejeune e “O teatro das aparências”, de Annateresa Fabris. Imagens de Cindy Sherman, Florence Henri, Rafael Goldchain, entre outros.
28/10 – Contos “O espelho”, de Guimarães Rosa e Machado de Assis, paralelo com o livro “Um, nenhum e cem mil” de Luigi Pirandello.
Novembro:
02/11 – feriado
04/11 – Os retratos experimentais de Man Ray e Lee Miller . (texto a ser definido).
09/11 – Henri Cartier-Bresson, Alécio de Andrade e Denise Colomb, o ambiente como identidade.
11/11 – Entrega do pré-projeto de trabalho final e discussão sobre tema de produção de retratos em estúdio e externa.
16/11 – O retrato no fotojornalismo e na publicidade
18/11 – O retrato na arte contemporânea e a experiência dos arquivos (Boldansky, Rosângela Rennó) Arthur Omar, Vik Muniz,JR,Chuck Close,Florence Chevalier, Marc Trivier. Texto de Régis Durand. Texto de Antônio Fatorelli.
23/11 – produção de retrato externo e em estúdio
25/11 – produção de retrato externo e em estúdio
30/11 – produção de retrato externo, em estúdio e uso do laboratório
Dezembro:
02/12 - produção de retrato externo, em estúdio e uso do laboratório
07/12 - Edição das fotos e eleição das imagens mais representativas do tema
09/12 – Finalização do curso
14/12 – Apresentação e entrega dos trabalhos finais
16/12 – Apresentação e entrega dos trabalhos finais
Bibliografia básica
ARQUIVO NACIONAL. Retratos Modernos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.BARTHES, Roland. A câmara clara, tradução Julio Castañon Guimarães. 3a Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BASTOS, Maria Teresa Ferreira. Uma investigação na intimidade do portrait fotografico. Tese de doutorado, PUC-Rio, 2007.
BENJAMIM, Walter. Magia e Técnica, arte e política, tradução Sérgio P. Rouanet. 7a Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
COELHO, Teixeira (Org). A modernidade de Baudelaire. Trad. Suely Cassal. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988.FABRIS, Annateresa. A identidade virtual. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.
HUBBERMAN, Georges Didi. O que vemos, o que nos olha, tradução Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1998.
MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens, uma história de amor e de ódio. Tradução Rubens Figueiredo, Rosaura Eichemberg, Cláudia Strauch. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
NOVAES, Adauto. O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.SONTAG, Susan. Sobre fotografia, tradução Rubens Figueiredo. Sao Paulo:Cia das Letras, 2004.

Nenhum comentário: