terça-feira, 2 de setembro de 2008

Aula 4: 20 de agosto

Descondicionamento do olhar
Prática de alguns exercícios baseados no Workshop de linguagem visual e criatividade, denominado Descondicionamento do olhar e criado pelo fotógrafo Cláudio Feijó.
Esse workshop foi desenvolvido a partir de uma experiência com o ensino de fotografia na Escola paultistana Imagem-Ação ao longo de anos e consiste em uma série de vivências e exercícios visando estimular outros olhares isentos da contaminação de modelos existentes.
Os exercícios trabalham, como estrutura básica do workshop, os seguintes itens: os canais de percepção, a transformação da expressão nas diferentes linguagens, a formação de conceitos, o pré-conceito e a intuição, a conceituação e a percepção, os estados emocionais e as distâncias, a leitura de símbolos e signos, a leitura não verbal, o ritmo e o tempo psicológico, a síntese, a ocupação do espaço, a composição e o equilíbrio etc.
Cláudio Feijó é diretor e professor da Escola Imagem-Ação desde 1972 e ministra Descondicionamento do Olhar há 15 anos para estudantes ou profissionais das áreas de fotografia, cinema, artes plásticas, arquitetura e a todas as pessoas que utilizam o Olhar como ferramenta de trabalho.
Para mais detalhes acesse o site www.olhar.com.br/workshop.htm

Nenhum comentário: