terça-feira, 16 de setembro de 2008

Aula 10: 10 de setembro


Capitulo 1 do livro Historia da Fotografia, de Pierre-jean Amar. Principais pontos do capitulo intitulado "Historia das técnicas":
. Contexto do surgimento da fotografia no século XIX, com destaque para Niépce, Daguerre, Talbot e Bayard. .Principais e primeiros mecanismos fotográficos: daguerreotipo, calotipo, colodio umido e gelatina.

Daguerreótipo (1835)

O invento de Daguerre (1787-1851) utilizava placas de cobre prateado com iodo, introduzindo vapores de mercúrio para as imagens capturadas. Era um equipamento que, superando os resultados do Diorama, deu uma melhoria à qualidade das imagens, graças a melhores ópticas, imprimindo perfeição aos detalhes e tons modelados.

Seus inconvenientes eram o peso e o preço elevados do material e se sua “farmácia”, além do cuidado de inverter direita/esquerda do objeto. O tempo de exposição era elevado: entre 15 e 30 minutos, afastando a execução de retratos.

Calótipo (1840)

Com esse invento patenteado por Talbot (1800-1877), conseguiu-se diminuir o tempo de exposição de 1 a 2 minutos. Desenvolveu a captura de imagens latentes que tinham uma maior facilidade de utilização, mais leveza, rapidez de execução e material resistente. O calótipo utilizava o papel com nitrato de prata e sal de cozinha para imprimir as imagens.

Pecava pela idéia de duplicação da imagem (primeiro extraia-se o negativo e depois o invertia para um resultado real desejado). Ainda, esse mecanismo era contraposto com a qualidade realística e documental do daguerreótipo, já que tinha um caráter mais artístico.

Nenhum comentário: