sábado, 2 de agosto de 2008

Bibliografia

Bibliografia básica
ARQUIVO NACIONAL. Retratos Modernos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.
BARTHES, Roland. A câmara clara, tradução Julio Castañon Guimarães. 3a Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BENJAMIM, Walter. Magia e Técnica, arte e política, tradução Sérgio P. Rouanet. 7a Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
COELHO, Teixeira (Org). A modernidade de Baudelaire. Trad. Suely Cassal. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988.
FABRIS, Annateresa. A identidade virtual. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.
HUBBERMAN, Georges Didi. O que vemos, o que nos olha, tradução Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1998.
MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens, uma história de amor e de ódio. Tradução Rubens Figueiredo, Rosaura Eichemberg, Cláudia Strauch. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
NOVAES, Adauto. O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia, tradução Rubens Figueiredo. Sao Paulo:Cia das Letras, 2004.


Bibliografia geral
ARBAÏZAR, Philippe (Org.). Portraits, singulier pluriel 1980 -1990 – le photographe et son modéle. Paris: Bibliothèque Nationale de France/ Hazan, 1997.
ARQUIVO NACIONAL. Retratos Modernos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.
BARTHES, Roland. A câmara clara, tradução Julio Castañon Guimarães. 3a Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
____. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III, tradução Lea Novais. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BASTOS, Maria Teresa Ferreira. Uma investigação na intimidade do portrait fotografico. Tese de doutorado, PUC-Rio, 2007.
____. Por parte de mãe: reflexões (auto)biográficas. Dissertação de mestrado, PUC-Rio, 2003.
BENJAMIM, Walter. Magia e Técnica, arte e política, tradução Sérgio P. Rouanet. 7a Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
____. Petite histoire de la photographie, tradução comentada de André Gunthert. In: SOCIÉTÉ FRANÇAISE DE PHOTOGRAPHIE. Études photographieques, n. 1, Paris, novembre 1996.
BERGER, John. Modos de ver, tradução Ana Maria Alves. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1972.
BLANCHOT, Maurice. L’Amitié. Paris: Gallimard, 1971.
BORDIEU, Pierre. Um art moyen: essai sur les usages sociaux de la photographie. Paris: Ed. De Minuit, 1965.
BRESSON, Henri-Cartier. Tête à tête. Introdução de E.H. Gombrich, tradução Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
BURTOR, Michel & COLOMB, Denise. L’artiste dans son cadre. Paris: Collection Carnets/ Editions Argraphie, 1993.
COELHO, Teixeira (Org).A modernidade de Baudelaire. Trad.Suely Cassal. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988.
COLOMB,Denise. Instantanés. Marseille: La Chambre, 1999.
COMPANY, Eastman Kodak. O prazer de fotografar. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon : Logique de la Sensation . Paris : Éditions de Seuil, 2002.
____.Lógica do sentido, tradução Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003
DISDERI, Eugène. Application de la photographie à la reproduction des oeuvres d’art, Paris: édité par l’auteur, 1861.
____. Essai sur l’art de la photographie,avec une introduction par Lafon de Camarsac, Paris, l’auteur, 1862.
____. Essai sur l’art de la photographie.. Préface de Eugène Masanés. Paris: Séguier, 2003.
____. Sur le Portrait Photographique. In: FRIZOT, Michel & DUCROS, Françoise (Org.). Du Bon Usage de la Photographie. Paris: Centre National de la Photographie, 1987.
____. Renseignements photographiques indispensables à tous. Paris: édité par l’auteur, 1855.
ETUDES PHOTOGRAPHIQUES. Paris: Société Française de Photographie, 1997 – 2007. Semestral.
FABRIS, Annateresa (Org.). Fotografia: Usos e Funções no século XIX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1991.
____.A identidade virtual. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.
FERREZ, Gilberto. O Rio Antigo do fotógrafo Marc Ferrez: paisagens e tipos humanos no Rio de Janeiro 1865-1918. São Paulo: editora EX Libris, 1984.
____. A fotografia no Brasil 1840-1900. Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Arte/Fundação Nacional Pró-Memória, 1985.
____. & Naep, Weston J. Pioneer Photographers of Brazil 1840-1920. Washington: The Center for Inter-American Relations, 1976.
____. & Vasquez, Pedro. A fotografia no Brasil do século XIX. 150 anos do fotógrafo Marc Ferrez , 1843-1993. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1993.
FREUD, Gisèle. Photographie et société. Paris : Editions du Seuil, 1974.
FRIZOT, Michel. Du bom usage de la photographie: une anthologie de textes.Paris:Photopoche, 1987.
____. Histoire de voir, de L’Invention a L’art photographique (1839-1880). Paris: Centre National de la Photographie, 1989.
____. Nouvelle histoire de la Photographie. Paris: A. Biro. Larousse, 2001
____ ; JULY, Serge ; PHÉLINE, Christian ; SAGNE, Jean. Identités : de Disdéri au Photomaton .Paris: Centre National de la Photographie, 1985. Exposition au Palais de Tokyo, du 18/12/1985 au 24/02/1986.
GONÇALVES FILHO, Antonio. Demônios, Espelhos e Máscaras Celestiais. Catálogo da Exposição de Arthur Omar. Rio de Janeiro: Centro Cultural da Light, 1998.
HUBBERMAN, Georges Didi -. O que vemos, o que nos olha, tradução Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1998.
JARDIM, João e CARVALHO, Walter. Janela da alma.Documentário (73 min). Rio de Janeiro, 1983.
KOSSOY, Boris. Fotografia & História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001,
____. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
____. Hércules Florence, 1833: a descoberta isolada da fotografia no Brasil. São Paulo: Editora Duas Cidades, 1980.
____. Dicionário Histórico-Fotográfico Brasileiro. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2002.
LEAL, Carlos. Nadar: o retratista de um século. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2000.
LEITE, Miriam Moreira. Retratos de família. São Paulo: Edusp, 1993.Texto & arte; vol 9.
LISSOVISKY, Mauricio. O tempo e a originalidade da fotografia moderna. Rio de Janeiro: 2003. Disponivel em www.pos.eco.ufrj.br/disciplinas/mod/ressource.
_____.A maquina de esperar. Rio de Janeiro: 2003.Disponivel em:
www.pos.eco.ufrj.br/disciplinas/mod/ressource.
____.Quatro + uma dimensão do Arquivo. Rio de Janeiro, 2004. Disponivel em:www.pos.eco.ufrj.br/disciplinas/mod/ressource.
___. A chegada da fotografia no Brasil, In: RioArtes, Rio de Janeiro 2006, n. 42, p.26-28.
LORD, James. Um retrato de Giacometti, tradução Célia Euvaldo. São Paulo: Iluminuras, 1998.
LUKITSH, Joanne. Julia Margaret Cameron 55. New York : Phaidon Press Mited, 2001. Phaidon 55s.
MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens, uma história de amor e de ódio. Tradução Rubens Figueiredo, Rosaura Eichemberg, Cláudia Strauch. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
MARESCA, S. La photographie, un miroir des sciences sociales, Paris, L'Harmattan, 1996.
McCAULEY, Elizabeth Anne, A.A.E. Disdéri and the carte de visite portrait photograph , New haven, London: Yale University Press, 1985.
MITCHELL, W.J. Thomas. Iconology: image, text, ideology. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1986.
____.The language of images. Chicago and London: Chicago UP, 1974.
MOTA, Sérgio. O que destina o olhar à cegueira. Tese de doutorado, Puc-Rio, 2003.
NADAR, Felix. Felix Nadar, o Grande Retratista Francês. Rio de Janeiro: Conjunto Cultural da Caixa, setembro, 2002. Catálogo da Exposição.
NADAR, Félix. Quand j’était photographe. Texte intégral. Préface de Jean-François Bory. Paris: Seuil, 1994.
NADAR, Félix. Quand j’était photographe. Presentation de Léon Daudet. Paris: Actes Sud, 1998.
NANCY, Jean-luc. Le regard du portrait. Paris : Editions Galilée, 2000.
NEUMAN, Stan. Nadar Photographe. Vídeo com 26 min. Paris: Musée d’Orsay, 1994.
NOVAES, Adauto. O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas.São Paulo: editora SENAC São Paulo: Editora Marca D’Água, 1996.
PHOTO POCHE. Henri Cartier – Bresson. Paris: Centre National de la Photographie, 1982. v.2
____. Nadar/ Photo Poche. Paris: Centre National de la Photographie, 1982. v. 1
____. Sebastião Salgado. Paris: Centre National de la Photographie, 1993. v.55.
____. Walker Evans. Paris: Centre National de la Photographie, 1993. v.45.
POMMIER, Édouard. Théories du portrait: de la Renaissance aux Lumières. Paris: Gallimard, 1998.
REDL, Lídia Vanatko Anísio. Autos contemporâneos: postulados ou verdades? Dissertação de Mestrado. Centro de Letras e Artes. Escola de Belas Artes, UFRJ. Rio de Janeiro, 2000.
RENNO, Rosângela. Rosângela Renno. São Paulo : EDUSP, 1998
____. O arquivo universal e outros arquivos. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
REVISTA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Fotografia. , n. 27, Rio de Janeiro, 1998.
RÉUNION DES MUSÉES NASTIONAUX. Nadar: les années créatrices 1854 – 1860 : Paris, Musée d’Orsay, 7 juin-11 septembre 1994; New York, the Metropolitan Museum or Art, 3 avril – 9 juillet 1995. Paris, Réunion des musées nationaux, 1994. Catalogue de l’exposition.
RUMAN, Evelyn. Autoimagem Marginal. Santiago: LOM Editores, 1998.
SALGADO, Sebastião. Êxodos. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
____. Terra. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
SANTOS, Roberto Corrêa. Oswald: atos literários. Belo Horizonte: 2 luas, 2000.
____. Modos de saber, modos de adoecer – o corpo, a arte, o estilo, a história, a vida, o exterior. Belo Horizonte: editora da UFMG, 1999.
SCHAEFFER, Jean-Marie. Du portrait photographique. In: Portraits, Singulier Pluriel. 1980-1990. Paris: Hazan/Bibliothèque Nationale de France, 1997.
____. A imagem precária, tradução Eleonora Bottmann. Campinas, SP: Papirus, 1996.
SCHWARTZ, Madalena. Retratos. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2000.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia, tradução Rubens Figueiredo. Sao Paulo:Cia das Letras, 2004.
____.Diante da dor dos outros, tradução Rubens Figueiredo. São Paulo: Cia das Letras,2003.

Nenhum comentário: