quinta-feira, 25 de junho de 2009

Eleita em classe a Foto Delicadeza

₢Foto de Luiza Mello. Modelo, Thaís Lopes.
Durante três semanas nos dedicamos ao tema “Delicadeza” através de leituras, pesquisas de imagens, reflexões e produção fotográfica. A idéia era tentar perceber a Delicadeza nos nossos atos e gestos e ainda tentar encontrá-la no cotidiano. A proposta pretendia também elencar objetos, texturas, climas que pudessem sugerir o tema. Desafio ainda mais difícil, tentar registrá-la, representá-la como retrato. Fizemos produção analógica e depois usamos o laboratório.Trabalhamos também em estúdio, com câmera digital. Ao final, comentamos a experiência enfocando os desafios vividos e como a delicadeza pôde ser dimensionada. Como ela foi traduzida. Olhamos todas as imagens produzidas e trabalhamos a edição. Os 23 alunos do curso produziram 480 fotografias digitais e 360 em filme preto e branco. Escolhemos através de votação em classe três, imaginando uma foto de capa e duas internas. Após a eleição argumentamos a respeito, tentando trabalhar e exaurir ao máximo as propriedades das imagens, sua composição, iluminação, bem como a relação modelo/fotógrafo ao ser produzida e o impacto que causou no espectador, além da vinculação ao tema. A idéia do trabalho era viver todo o processo de produção fotográfica, da concepção da imagem à sua edição final. A foto vencedora,publicada aqui, é de autoria de Luiza Mello e a modelo, Thaís Lopes.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Um pouco da produção Delicadeza






Comentários sobre a experiência de fotografar a delicadeza: desafios que o tema propõe..
O uso da câmera analógica, digital, em estúdio e externa e a ampliação no laboratório preto e branco.

terça-feira, 16 de junho de 2009

O fotógrafo Sérgio Zalis é o convidado da aula desta quarta, dia 17 de junho

© Foto de Sérgio Zalis. Daniela Mercury em Bonn, na Alemanha.

O fotógrafo Sérgio Zalis gentilmente aceitou o convite para vir a ECO onde vai ministrar nesta quarta-feira, dia 17 de junho, a palestra intitulada “A fotografia e as celebridades”, com exibição de trabalhos de sua carreira. O encontro acontece das 11h10 às 12h50 no auditório da CPM. Sérgio (1955), que atua há 35 anos no mercado, estudou Fotografia na Escola Nacional de Belas Artes da Holanda, em Amsterdam. Começou a trabalhar na Bloch Editores em 1974 publicando pela primeira vez uma foto da Susana Vieira na revista Amiga. Passou pelas redações da Manchete, Jornal do Brasil, O Globo. Foi um dos fundadores da revista Caras no Brasil e hoje é redator-chefe da revista Contigo, da editora Abril.
Ele enviou uma citação que já nos faz refletir:
“O herói se destinguia por suas conquistas; a celebridade, por sua imagem. O herói criava a si mesmo; a celebridade é criada pela mídia. O herói era um grande homem, a celebridade é um grande nome”. Daniel J. Boorstin, 1961
Vale lembrar, em se tratando de celebridades, de uma frase de Annie Leibovitz, do recente documentário que vimos. Ao falar sobre sua profissão ela se pergunta:
- Mas qual é a vida do fotógrafo?
E ela responde:
- A vida através das lentes.
Voltando um pouco no início do curso. Quem se lembra da Estamira? O que será que ela desejava: ser heroína, ser celebridade, o que mais? Ela diz em determinada parte do documentário de Marcos Prado: “Eu sou Estamira. Suporto tudo, tenho a força....Sou feiticeira. Sou a visão de cada um. Ninguém pode viver sem mim.”
Que paralelos podemos fazer entre o lixo e o glamour? Onde entra, e como, o trabalho do fotógrafo?